Raster aprimora processos e atinge volume recorde em transações

O Movimente-se, evento realizado pela Raster na quinta-feira, 8 de dezembro, é uma das ações mais aguardadas do ano. É o encontro do time para conhecer e avaliar tudo o que foi realizado no ano que passou e projetar o futuro. O CEO da Raster, Andrei Téo, diz que há muitas razões para comemorar. “Ao longo do ano investimos bastante em planejamento, e trabalhamos com duas linhas claras: uma delas foi melhorar os produtos e a outra apresentar novas soluções ao mercado”, afirma.

A estratégia deu certo, tanto que a empresa vai encerrar 2022 com crescimento na casa dos 38% e volume recorde em transações. “Em alguns produtos crescemos até 60%”, completa o CEO.

Para Andrei Téo, o mercado de gerenciamento de risco e gestão logística requer eficiência em três aspectos: tecnologia, processos e pessoas. “Somos uma empresa de tecnologia e sabemos da importância que ela tem para a gestão logística. Mas um grande diferencial é estar próximo do cliente, compreender os processos e planejar o que pode ser melhorado para atender as necessidades do mercado. Essa visão tem feito a diferença para o nosso trabalho”, ressalta.

O lançamento do SigaVerde, que é uma ferramenta que mede a emissão de CO2 em cada viagem, foi uma das novidades de 2022. Andrei comenta que essa iniciativa surgiu através da demanda de um cliente. Segundo ele, como a Raster já tem muitas informações como telemetria, posicionamento e número de viagens, ficou fácil criar uma solução tecnológica que atendesse às normas de medição.

Para 2023, vem muita coisa nova por aí! Andrei Téo diz que há projetos que ainda não podem ser revelados, mas a Raster já está bem alinhada com grandes embarcadores. “O que vamos buscar é readequar algumas das nossas soluções tecnológicas para atender demandas dos clientes, em casos que ainda não existe ferramenta disponível no mercado. A Raster consegue adequar alguns produtos e prestar novos serviços”, adianta.

O CEO também pontua que está entre as metas tornar o SigaVerde referência nos quesitos de sustentabilidade. “Vamos continuar fazendo bem o que já nos destacamos, que é oferecer soluções de segurança e logística com qualidade, eficiência, proximidade e custo competitivo, e apresentar inovações”.

Andrei Téo ainda diz que a Raster está aberta para trabalhar em conjunto com empresas do mesmo segmento. “O mercado mudou bastante e nossos modelos de parcerias também precisam evoluir. A gente entende que parceria é a chave para o sucesso. Não precisa fazer tudo em casa ou ter diversas empresas para atender o mesmo público. Essa visão disruptiva tem ampliado muito o leque de oportunidades e nós estamos abertos a isso”, finaliza o CEO.