Como reduzir o roubo de cargas? Raster e Rede Sul sabem como!

Como reduzir o roubo de cargas? Raster e Rede Sul sabem como! 

 

Segurança é uma preocupação muito presente no transporte rodoviário. Todas as transportadoras estão ligadas em dicas de como reduzir o roubo de cargas. É um cuidado necessário porque isto afeta a vida de todos e gera enormes prejuízos para toda a cadeia.

Em 2021 foram registrado 14.440 roubos. É um número muito grande, apesar de todas as ações que o mercado de gestão de risco faz para evitá-los.

 

A parceria entre a Raster e a Rede Sul se inicia justamente em um momento de combate a estes eventos. Nos últimos dois anos, o trabalho em conjunto executado entre as duas empresas diminuiu o roubo de cargas em 99%. Isto mesmo, 99% de redução nos números de sinistros. Nos últimos dois anos registramos apenas um evento parcial.

 

Para Anderson Pacheco, Head Comercial da Raster, que foi responsável pelo projeto desde sua etapa inicial, “a tecnologia, a expertise em gestão logística e o gerenciamento de risco são os grandes reesposáveis pelo case de sucesso”.

Siga neste conteúdo e saiba detalhes do que fizemos para atingir este resultado.

 

 Conheça a Rede Sul 

 

A Rede Sul é especializada em gestão logística para e-commerce. A empresa trabalha com mais de 150 caminhões pesados e cerca de 1.000 veículos leves, que fazem a entrega de mercadorias tanto para embarcadores, quanto aos consumidores finais.

 

Na lista de grandes clientes estão algumas das principais empresas que trabalham com e-commerce no Brasil. A especialidade da Rede Sul é transportar produtos nas áreas de tecnologia, cosméticos, medicamentos e varejo em geral. Vários prêmios conquistados nos últimos anos comprovam a expertise da empresa em logística para e-commerce.

 

No mercado há pouco mais de quatro anos, a Rede Sul conta com 300 colaboradores. A equipe atua na matriz em Chapecó e nos diversos hubs localizados em municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo

 

Explosão do e-commerce transforma o transporte

 

Se nos últimos anos as empresas especializadas em logística para e-commerce cresceram bastante, a expectativa é continuar em ritmo acelerado. É visível que as vendas pela internet aumentam no mundo todo.

 

Dados do portal E-commerce Brasil mostram que em 2021 houve um crescimento de 26,9% nas vendas online, comparado ao ano anterior. As empresas brasileiras faturaram R$ 161 bilhões com esse tipo de comércio.

 

Essas mudanças no comportamento dos consumidores refletem diretamente no transporte rodoviário de cargas. O supervisor de Transporte da Rede Sul, Donovan Bitencourt, comenta que em quatro anos de atividades o negócio cresceu 200%. Isso porque é o transporte rodoviário que faz com que as mercadorias vendidas pela internet cheguem ao consumidor.

 

Na mesma proporção que crescia o volume de cargas transportadas pela Rede Sul, também aumentavam os sinistros. O alto valor das mercadorias faz com que as cargas sejam muito visadas por ladrões. Proteger os motoristas e os produtos se torna um desafio constante e cada vez maior.

 

Foi-se o tempo em que era possível oferecer segurança às operações de transportes sem o uso da tecnologia. É difícil garantir a entrega de mercadorias de alto valor comercial sem um bom gerenciamento de risco. É arriscado entregar um patrimônio enorme (caminhão + carga) nas mãos pessoas que não passem por treinamentos.

 

Tudo isso fez com que as empresas e os motoristas enxergassem o transporte rodoviário com outros olhos. A tecnologia chegou para ficar! Profissionais treinados e plataformas digitais seguras e eficientes são a nova realidade da logística.

 

E é justamente para atender essa demanda que iniciou a parceria entre Rede Sul e Raster no ano de 2020. “Chegamos à Raster com foco na prevenção de acidentes e na redução no roubo de cargas”, destaca Donovan.

 

Como a Rede Sul conseguiu reduzir o roubo de cargas 

 

O rápido crescimento da Rede Sul fez com que a preocupação com os roubos também aumentasse. “Nosso índice de sinistralidade era grande e precisávamos diminuir esses números. Tínhamos muita dificuldade para dar visibilidade às operações”, afirma Donovan.

 

A parceria com a Raster iniciou em junho de 2020, ano em que a Rede Sul havia sofrido quatro roubos de cargas em seis meses. Depois que iniciou a parceria com a Raster, nos últimos dois anos, foi registrado apenas um roubo parcial, com 95% de recuperação da carga.

 

Além de reduzir o roubo de cargas, ser ágil na pronta resposta à ocorrência de sinistros é outro diferencial da parceria. “Quando tivemos um roubo parcial, em cinco minutos a equipe da Raster já estava lá”, ressalta Donovan.

 

Com as soluções tecnológicas da Raster são monitoradas cerca de 2 mil viagens da Rede Sul por mês.  Em dois anos de trabalho a Raster acompanhou mais de 40 mil operações, com apenas um registro de roubo parcial.

 

Na visão de Donovan, há dois fatores responsáveis pelo sucesso da parceria. O investimento em tecnologia e a qualificação das pessoas. “Antes de trabalhar com a Raster, tínhamos dificuldade para montar algo realmente eficaz que atendesse as necessidades do e-commerce”, pontua.

 

Raster LOG 4.0 melhora a eficiência das operações 

 

Ter visibilidade do que acontece na estrada é um dos principais desafios para o e-commerce. Isso significa saber onde está e qual é a previsão de chegada de cada veículo envolvido nas operações. “São diversos embarcadores e clientes diferentes na mesma viagem. Um carro transporta mercadorias para várias empresas, por isso não é algo simples de fazer”, afirma Donovan.

 

As soluções tecnológicas da Raster focadas em gerenciamento de risco e gestão logística cumprem este papel. O Log 4.0 é a principal ferramenta usada no dia a dia da Rede Sul para acompanhar o que acontece nas estradas.

 

O LOG 4.0 possui parâmetros que consegue estabelecer um padrão para cada etapa da viagem. É possível saber o tempo médio necessário para a entrega da mercadoria e carregamento do caminhão, por exemplo. Se um veículo sair desses parâmetros, o sistema já informa que pode haver alguma inconformidade e precisa de ação.

 

As principais vantagens do LOG 4.0 são:

  • Visibilidade em tempo de real de todas as operações;
  • Transparência e informação da logística em curso para a toda a cadeia;
  • Redução de custo e aumento de eficiência;
  • Criação do ambiente da torre de controle, integrando os processos de programação, coleta, entrega, parada, frota, etc.

 

Reduzir sinistros diminui o custo das operações 

 

Além dos avanços na gestão logística, o gerenciamento de risco também foi indispensável para definir as estratégias de como reduzir o roubo de cargas da Rede Sul. As Blitz Raster de Segurança fizeram muita diferença.

 

A equipe da Raster vai até o cliente para conversar com os motoristas. São esclarecidas dúvidas sobre o checklist da operação, uso do teclado de macros, direção defensiva e outros.

 

Donovan valoriza bastante essa proximidade entre as empresas. “Muitas vezes o motorista quer ser ouvido e contar os problemas que enfrenta durante as viagens. A Blitz ajuda a criar vínculo. Hoje, quando ele está com alguma fadiga ou suspeita de sinistro, já se comunica melhor com os operadores da Raster”, conta.

 

Raster e Rede Sul também criaram um Comitê de Risco com encontros todos os meses. Participam dessa conversa o gestor de contas e equipe de coordenação operacional da Raster, além de representantes da seguradora e da própria Rede Sul.

 

Donovan frisa que a Rede Sul investe em segurança para proteger os motoristas e reduzir custos. “Quando conseguimos diminuir os sinistros, melhoramos a negociação com as seguradoras e conquistamos grandes clientes”, afirma.

 

 

Rede Sul quer ampliar a parceria com a Raster 

 

Em dois anos de trabalho, Raster e Rede Sul já conseguiram avanços importantes. Os principais são:

– Redução no roubo de cargas;

– Visibilidade das operações logística;

– Ações que promovam a segurança dos motoristas e das cargas.

 

O próximo passo será ampliar o investimento em tecnologias. “Essa parceria nos ajuda tanto na visibilidade logística, quanto na programação das cargas”, pontua Donovan.

 

Atualmente, a Raster é responsável pelo gerenciamento de risco e controle logístico das viagens da Rede Sul. Donovan diz que o uso da tecnologia simplifica e agiliza as operações de e-commerce. A equipe de programação da Rede Sul recebe a demanda dos clientes e faz o registro das informações no próprio sistema da Raster. Além de lançar a viagem, também é possível acompanhar as movimentações e verificar se a entrega vai ocorrer nos prazos acordados.

 

O trabalho constante para melhorar as tecnologias e entender o que o cliente precisa fortalece cada vez mais a parceria. “O pessoal da Raster está muito preocupado em trazer novidades e adaptá-las às nossas necessidades. Eles compraram a ideia da nossa proposta e estamos avançando juntos”, finaliza Donovan.

 

Para conhecer mais sobre as soluções que a Raster possui para o gerenciamento de risco e gestão logística é só acessar o site rastergr.com.br. Nosso time está preparado para esclarecer suas dúvidas. Fale com a gente!