Processos logísticos também precisam de humanização

Não há dúvidas que a tecnologia literalmente é uma mão na roda para garantir o desempenho das operações. Isso não significa que ela, por si só, seja suficiente. Estar disponível para auxiliar os clientes faz muita diferença para o sucesso dos processos logísticos  

   

Neste contexto, a área de Customer Success (CS), que em português significa sucesso do cliente, ganha cada vez mais importância. De nada adianta ter um mundo de possibilidades ao alcance e não saber como tirar proveito disso.  

   

Para garantir o uso correto das soluções tecnológicas e melhorar os resultados, a Raster dedica atenção especial ao CS. É o setor que dispõe aquele olhar estratégico para os negócios. Afinal, não temos dúvidas que os processos logísticos precisam de humanização  

   

Fique com a gente neste conteúdo que vamos compartilhar informações interessantes. Você vai perceber como o contato mais próximo é indispensável para consolidar parcerias e melhorar resultados.   

   

Importância do CS nos processos logísticos   

   

As operações do transporte rodoviário de cargas não são nada simples. Os processos logísticos, como um todo, envolvem muitas etapas.  

   

É preciso estar atento à qualidade da mercadoria, transit time, cumprir a jornada do motorista e muitos outros. Sem contar nos riscos de acidentes de trânsito e roubos.  

   

Quem vive o dia a dia de uma transportadora sabe dessa preocupação com a gestão da viagem. Também sabe que é preciso estar de olho nos custos a todo o momento. É uma busca constante pela eficiência dos processos logísticos.   

   

As empresas com expertise nesta área e desenvolvedoras de soluções tecnológicas possuem ferramentas para quase todas as situações da estrada. Isso tem melhorado muito os resultados, mas o amparo ao cliente não para por aí. O software agiliza, mas não resolve tudo.  

   

Os profissionais de Customer Success (CS) da Raster entram na jogada antes mesmo do processo de implantação. Eles acompanham toda a jornada do cliente e alinhamento de expectativas. São eles quem vão ajudar a extrair o máximo de eficiência das soluções tecnológicas.   

   

Mayara Ampese Mascarello atua como CS na Raster, empresa especialista em gerenciamento de risco e logística. Ela ressalta o quanto um atendimento humanizado e acolhedor faz a diferença. “É muito interessante se colocar no lugar do cliente, e entender como ele gostaria de ser atendido”, destaca.  

   

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Etapas de implantação do Customer Success  

   

O primeiro passo para garantir ganho de performance nos processos logísticos é a imersão no negócio. “Quando tem alguém de fora pontuando os erros, as soluções ocorrem mais ágeis”, pontua a CS da Raster.  

   

Mayara ressalta que a equipe de CS precisa se aprofundar na atividade do cliente para auxiliar nas melhores decisões. “Entendendo as dores conseguimos dar um norte de como usar melhor as nossas ferramentas”.  

   

Depois desse diagnóstico, é hora de definir quais são as soluções que vão otimizar os resultados. Um detalhe importantíssimo é conhecer o potencial de cada ferramenta e saber como colocá-lo em prática.   

   

A área de CS vai detalhar todas as etapas que o cliente vai percorrer na empresa. “Vamos explicar como vai funcionar a implantação, como será o treinamento e depois entramos na parte estratégica”, diz Mayara.   

   

Experiências otimizadas com o Customer Success

   

O principal objetivo do setor de CS é atender as expectativas dos clientes. É mais comum do que se pensa a empresa apostar em uma solução tecnológica, por exemplo, e não obter todos os benefícios por falta de informações.  

   

Os profissionais de CS são treinados para otimizar as experiências. “Nós estudamos o negócio do cliente e mostramos os resultados que podem ser alcançados com as nossas soluções”, explica Mayara.  

   

O passo inicial é demostrar todas as etapas que serão percorridas, assim que a empresa firmar parceria com a Raster. “É muito importante entender por que o cliente nos procurou”, frisa a CS.   

   

Mayara comenta que é preciso ser bem claro nas explicações para que os clientes compreendam tudo o que podem fazer com as soluções tecnológicas. “Há uma dificuldade de entender o número que as gerenciadoras entregam e usá-los a favor da gestão. Nós auxiliamos nisso”.  

   

Quando as transportadoras e embarcadoras percebem as vantagens desse suporte, conseguem melhorar a gestão dos processos logísticos. A consequência será um resultado mais promissor e clientes satisfeitos.   

   

De olho nos processos logísticos  

   

Orientar e estar disponível para quando as dúvidas surgirem são indispensáveis. Mas tão necessário quanto fazer, é avaliar os processos logísticos.   

   

O olhar mais técnico e isento dos profissionais de CS da gerenciadora de risco é um diferencial. “Nós agarramos os problemas e transformamos em soluções. Desta forma, conseguimos fazer um trabalho mais ágil. Nossa missão é contribuir com o negócio do cliente”, afirma Mayara.   

   

Os resultados do trabalho de Customer Success não surgem da noite para o dia. Eles são gradativos, mas mais duradouros. Além de reuniões semanais, a equipe da Raster faz visitas in loco para conhecer melhor as particularidades de cada negócio.  

   

Mayara comenta que em muitos casos o cliente não consegue enxergar o que realmente precisa para melhorar os resultados da empresa. Uma boa conversa com a equipe de CS pode sanar essa dificuldade. “Atuamos juntamente com os demais setores da Raster para apresentar as melhores soluções”, conta.   

   

Raster se preocupa com os resultados  

   

Mais que oferecer novas soluções tecnológicas, a Raster quer que elas apresentem resultados. Por isso a empresa acredita na necessidade de um atendimento mais humanizado, e investe nisso.   

   

Temos uma equipe de profissionais preparada para auxiliar a sua empresa a tomar as melhores decisões. Converse com a gente!